segunda-feira, 2 de maio de 2011

ASSASSINATO DE BIN LADEN


Estamos acostumados a classificar de assassinato ou assassínio a ação de uma ou mais pessoas que resulte na morte de uma ou mais pessoas. O homicídio quando cometido de surpresa, com premeditação ou com superioridade de forças e armas é um assassinato ou assassínio. As legislações de todo o mundo condenam o assassinato, entretanto, têm-se fechado os olhos para o assassinato de pessoas quando se trata de ação praticada pelo Estado. Verdade também que todas as Constituições do mundo proclamam o direito à integridade física e à vida, decorrendo daí que ao Estado não é lícito matar. Não é lícito porque o Estado tem os meios necessários para prender e julgar todo e qualquer cidadão que infrinja suas leis. Assim, é uma meia verdade a notícia da morte de Bin Laden, porque não diz a imprensa que ele foi assassinado, com invasão de um país soberano, ferindo todos os princípios dos direitos humanos e do direito internacional. Uma real democracia não se compraz com assassinatos e matanças como está acontecendo atualmente. Se quisermos, portanto, que impere a democracia no mundo, é necessário que façamos parar, de uma vez por todas, a matança geral perpetrada por Estados que se dizem democráticos.  Não está em jogo, aqui, as ações de Bin Laden, mas a ação de um país que  apregoa a democracia através do mundo, mas ele próprio não a pratica.

3 comentários:

  1. Verdade, se é que o mataram de verdade, cabe a possibilidade de que já estivesse morto por tempo indeterminado, e que, por conveniencia política-econômica se utilize essa "notícia" para obter os benefícios nacionais convenientes. Se não é assim, porque tanta enrolação e informações diferenciadas ao respeito, como o análise de DNA que pela prensa se diz o hospital que levou a cabo, cuja a própria direção do dito hospital nega os fatos, ou então as evidencias da morte e do corpo, que não foram trazidas ao público como fizeram com Saddam Hussein.
    Será que o cadáver já estava descomposto demais para mostrar o corpo, ou não tinham manipuladores de imagens sigilosos para arrumar um cenário verídico?
    Não sei, tudo é muito estranho e confuso, mais a única certeza, é que uma verdadeira democracia jamais podería aceitar o assassinato de um ser humano sem um julgamento justo de acordo com seus direitos humanos, só por considerar-lo uma pessoa de conduta ética-moral reprovável e tomar a justiça pelas próprias maos, regredindo ao olho por olho e dente por dente.

    ResponderExcluir
  2. te deixo esse link.
    http://www.crato.org/chapadadoararipe/2011/05/02/o-que-deve-esta-por-tras-do-assassinato-de-bin-laden-por-jose-cicero/

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por postar em meu blog. Vejo que você faz daquela parcela de pessoas que não seixam conduzir, como bois, para o matadouro. É necessário que nós utilizemos a rede mundial de informações - internet - para, pelos menos amenizar o massacre que nos faz, a cada dia, a grande imprensa que está a serviço do Capital e dos Poderosos.

    ResponderExcluir