terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

TORCIDA ORGANIZADA E A VIOLÊNCIA

               



              Hoje se lamenta a onda de violências que assola o país em torno das chamadas torcidas organizadas, mas o que não se faz é buscar as causas e origens desta violência. Os "especialistas", que que parecem serem  "especialistas"  em tudo, logo, em nada,  ficam feito cegos em meio ao tiroteio.
       Estudos sérios feitos por acadêmicos, entre eles, Noam Chomsky apontam como uma das formas das classes dominantes se manterem no poder é a de camuflar a realidade através de divulgação e intensificação do gosto pelos esportes, entretenimento, e até da religião, com o objetivo de manterem as classes subjugadas entretidas com isto e esquecerem sua própria realidade. 
              Pois bem, quem se recorda do período da ditadura, no qual se elegeu o esporte como paixão nacional? E o que continuam fazendo a mídia onde o esporte ocupa mais da metade de seu espaço e tempo?
            Alguma coisa a ver com a violência atual? Tudo a ver. O homens e mulheres elegeram como deuses o esporte, o entretenimento,  a religião e na defesa e em nome de seus deuses vão à violência.
               O Estado se tornou impotente, dez anos de governo não desmancha 500 anos de desgoverno. Muito mais há de fazer para trazer à realidade a turba iludida, mas enquanto isto, o indivíduo ou a família ferida por ações violentas têm direito a ação indenizatória contra a União, o Estado Federado, o Município e talvez contra o time ou  líderes da torcida organizada para ser reparado por danos sofridos.
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário